A violência é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Ela atinge a vida e a integridade física das pessoas . É um produto de modelos de desenvolvimento que tem suas raízes na história.
A definição de violência se faz necessária para uma maior compreensão da violência escolar. É uma transgressão da ordem e das regras da vida em sociedade. É o atentado direto, físico contra a pessoa cuja vida, saúde e integridade física ou liberdade individual correm perigo a partir da ação de outros.
Trabalhei no Palmira Gabriel entre os anos de 2003 e 2007 e sabemos que a área é cercada de ocupações e por isso precisa de uma maior atenção do poder público no que diz respeito as ações voltadas para a juventude e a comunidade em geral.
No entanto o poder público se omite e sempre se omitiu quanto aos problemas crônicos encontrados nas áreas de exclusão urbana, também chamadas de ocupações .
Isso vai se refletir em forma de violência não só nas escolas mais também nas famílias e nas comunidades.´
A implantação de políticas públicas para os jovens das áreas adjacentes a Escola Palmira Gabriel é o primeiro grande passo para a minimização dos problemas relacionados a violência.
Quando consideramos as políticas públicas para a juventude ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, é um equivoco, pois os jovens podem ser considerados o futuro de todos nós, sendo que as ações geram conseqüências em toda comunidade. Beneficiando toda a família, melhorando a qualidade de vida nas cidades, diminuindo a criminalidade e contribuindo para a economia em geral.