sábado, 1 de maio de 2010

Hannah Arendt

Durante a tarde de hoje li alguns textos da escritora Hannah Arendet que considero uma das maiores figuras do pensamento político ocidental.
Vejo que muitas coisas escritas por Hannah podem ser observadas no cotidiano de certos grupos e pessoas, como é o caso da teoria sobre "a banalidade do mal" onde escreve sobre Karl Adolf Eichmann , tenente coronel da SS e responsável pela morte de milhões do judeus na época em que Hitler governava a Alemanha Nazista.
Em sua teoria Hannah afirma que Karl Eicchmann não possuía um histórico ou traços anti-semita e não apresentava características de uma pessoa com caráter distorcido ou doentio. Ele agiu como agiu por desejo de ascender em sua carreira profissional e seu atos foram resultados de cumprimento de ordens superiores. Ele era um simples burocrata que cumpria ordens sem racionalizar em suas conseqüências. Para Eichmann, tudo era realizado com zelo e eficiência, e não havia nele o sentimento de "bem" ou "mal" em seus atos.

A realidade é que assim como Eichmann existem muito psicopatas na política, repartições públicas que não medem esforços para conseguir seus objetivos e agem dentro das regras do sistema a que pertencem sem racionalizar sobre seus atos.de seres humanos.

PCCR -SEDUC vai reunir com educadores no Centur

A proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será o tema da reunião na próxima segunda-feira (3), entre professores, diretores e técnicos da Rede Pública Estadual de Ensino e a secretária de Estado de Educação, Socorro Coelho e demais representantes da instituição. A reunião será realizada no auditório do Centur, das 14 às 18h.
O encontro tem como objetivo debater e discutir sugestões para o PCCR. O documento foi apresentado oficialmente ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) na noite de segunda-feira (26), pela secretária de Educação, Socorro Coelho, em atenção a uma reivindicação histórica dos trabalhadores da educação.

QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO

Não me espanta que certas pessoas ainda percam seu tempo falando da minha pessoa, segundo o companheiro Evandro Luz (PT) em um seminário Internacional realizado na UFPA para se discutir o tema currículo, uma certa pessoa que prefiro não citar o nome, teceu comentários maldosos a meu respeito, porém a mesma não imaginava que ainda existem amizades verdadeiras.
Na sexta feira numa das reuniões do grupo de pesquisa em educação do campo do qual faço parte (GEPERUAZ-UFPA), o companheiro Evandro citou o fato, e pediu minha tranquilidade e disse uma frase que até agora está em minha mente: "enquanto alguns lutam para se segurar num galho, nós queremos ganhar uma arvóre com bons frutos".
Essa pessoa não conhece minha história, talvez não tenha levado porrada da polícia na luta pela meia passagem, talvez não tenha militado sem algo em troca, talvez não tenha a essência socialista, talvez nem saiba em suas práticas do cotidiano o que é ser socialista.
Espero que essa pessoa reflita que certas mentiras são produzidas cotidianamente para serem repassadas por mensageiros no único intuito de tentar favorecer o mentiroso.