sábado, 8 de maio de 2010

Assembléia -SOME ABAETETUBA SEGUNDA 10-05-2010

Professorada do SOME-Abaetetuba é hora de nós reunirmos para nos posicionarmos quanto a greve e discutirmos o PCCR entregue a assembléia legislativa pele SEDUC.
Vamos discutir esse momento como sempre fizemos de forma DEMOCRÁTICA e sem IMPOSIÇÕES.
A sua participação é muito importante.

DIA:10/05/2010
LOCAL: Escola Bernadino (ABAETETUBA)
HORA: 8:OO H

Braulio Uchôa 82269755

Encontro de Pesquisa em Educação no Campo

Terminou ontem o Encontro de Pesquisa em Educação no Campo, o sucesso foi enorme graças ao comprometimento de pessoas que realmente se identificam com luta por uma Educação de qualidade no Campo. Parabéns a todos que se dedicaram para o sucesso desse evento.



na foto os Doutores Jean Hébette e o Salomão Hage participando de uma roda de conversa sobre: "A Història do campensinato na Amazõnia"

REGIÃO METRPOLITANA DE BELÉM CRESCE

Para a sociedade em geral e principalmente para meus colegas que lecionam Geografia uma atualização: desde semana passada Santa Izabel passa a integrar a Região Metropolitana de Belém-RMB.
A Região Metropolitana de Belém agora é composta por Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel.
O projeto de ampliação é importante já que existe uma ligação cultural, social e econômica muito grande de Santa Izabel com os municípios citados anteriormente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A ROSA DE HIROSHIMA - REFLITA ALGUNS MINUTOS.

Três casas e um rio (Vital Lima) - Para escutar na beira de um rio!

Sempre é bom!

Para que não surjam comentários maldosos e levianos registramos que os professores Raul (Sociologia), Doralice (Sociologia), Sergio Rodrigues (sociologia), Arlim (História) e Ilka (História) vinculados ao SOME-Abaetetuba estão participando do II Encontro de pesquisa e educação no campo que esta sendo realizado na UFPa.

Assembléia SOME - 15/05/2010

A Coordenação do Sintepp convida todos os professores do SOME,  para uma assembléia a ser realizada na Escola Augusto Meira, no dia 15 as 8:00h .

PAUTA:
Informes
1- Debate sobre o PCCR
2- Unificação da Gratificação
3- Apresentação do GT-SOME (SINTEPP)
4- Condições de trabalho
5- Formação Continuada
6- Gratificação Julho

II ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESTADO DO PARÁ

Desde ontem está sendo realizado o II encontro de pesquisa em educação do campo do estado do Pará na UFPA, aproximadamente 500 pessoas ligadas a diversas instituições e movimentos sociais  e discutem a educação no campo.
Durante a manhã no auditório do Instituto de Ciência Jurídica  tivemos a conferência - Os usos políticos, sociais e acadêmico dos conhecimentos, suas tensões e contribuições para a participação e controle social, tendo como conferencista a profª.Dra. Sonia Meire Santos Azevedo (UFS).
A tarde tivemos apresentação de trabalho nos círculos temáticos e as 18:oo h foi apresentado o filme Viúvas da Terra.
Hoje progamação continua:
2° dia – 07 de maio

Manhã
8:30h – Mesa Redonda – Políticas e Programas em Educação do Campo: desafios quanto à identidade e sustentabilidade.

Palestrantes:
Antônio Munarim (UFSC)
Maria do Socorro Xavier Batista (UFPB)
Leônidas Martins (Presidente da ARCAFAR/ PA e Vice-presidente do CEE)

Coordenação: Profª. Dra. Jacqueline da Cunha Serra Freire (UFPA/ICED/EcoAmazônia)

10:00h – Mesa Redonda – Projeto de campo e desenvolvimento social: uma outra sociedade é possível.

Palestrantes:
Fernando Michelotti (UFPA/Campus de Marabá)
José Herder Benatti (Presidente do ITERPA)
José Maria de Sousa Melo (Secretário de políticas sociais da FETAGRI)

Coordenação: Msc. Romier da Paixão Sousa (IFPA/Campus de Castanhal)

Tarde

14:00h – Circuito de Rodas de Conversa “Educação do Campo e Pesquisa”

16:30h – Vídeo sobre os 10 anos da Casa Familiar Rural de Gurupá - Comentários de Educadores da CFR de Gurupá

17:00h – Roda de Conversa sobre “A História do Campesinato na Amazônia” com o Prof. Dr. Jean Hebetti

Coordenação: Profa. Dra. Neila da Silva Reis (ICED/UFPA) e Profa. Msc. Diselma Marinho Brito (IFPA/ Campus Abaetetuba)

18:00h – Encaminhamentos do encontro
Lançamento da Revista Margens (Dossiê Educação do Campo) e demais produções em Educação do Campo.

Programação Cultural

terça-feira, 4 de maio de 2010

SOME

Não posso deixar de comentar: Leiam e reflitam este comentário postado no blog da APSOME:


"ULTIMAMENTE O PROVEDOR UOL ESTEVE COM PROBLEMAS, POR ISSO, NÃO CONSEGUÍAMOS ATUALIZAR O BLOG, ATÉ QUE ENFIM HOJE CONSEGUIMOS VOLTAR À NORMALIDADE. ENTÃO VAMOS ÀS NOTICIAS RECENTES E POSIÇÕES DA CATEGORIA QUE PORVENTURA É DA APSOME.
1. GREVE

NO DIA 07 DE MAIO O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ (SINTEPP) SINALIZA O DESEJO DE GREVE DOS PROFESSORES NO ESTADO, CONTUDO, A APSOME VEM SENDO COBRADA DA CATEGORIA A NÃO INTERRUPÇÃO DO ANO LETIVO DO SOME, HAJA VISTO QUE, DEVIDO A PROBLEMAS DE DISTRATO DOS PROFESSORES O SOME VÊM PASSANDO POR UM PROCESSO DE ALIJAMENTO, OCASIONANDO CONSEQUÊNCIAS DANOSAS AOS ALUNOS E PROFESSORES.
A EXEMPLO DO ENSINO REGULAR, ONDE A FALTA DE PROFESSORES E A PARALISAÇÃO DAS AULAS EM 2009 PROVOCOU A REDUÇÃO DE TURMAS E CARGA HORÁRIA PARA MUITOS DOCENTES NESTE ANO DE 2010. NO SOME, CONSIDERANDO QUE UM MÓDULO (50 DIAS) CORRESPONDE A UM ANO LETIVO DA DISCIPLINA OFERTADA, DEVIDO A FALTA DE PROFESSORES TIVEMOS UM SIGNIFICATIVO ÍNDICE DE DESISTÊNCIA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA OFERTA, O QUE OCASIONOU A REPOPSIÇÃO DAS DISCIPĹINAS NÃO OFERTADAS AINDA NO PRIMEIRO QUADRIMESTRES DE 2010 PARA GARANTIR O DIREITO DOS ALUNOS A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009.
DIFERENTE DO ENSINO REGULAR QUE, APESAR DO INÍCIO TARDIO DO CORRENTE ANO LETIVO, O ENSINO MODULAR, PARALELO AO ANO LETIVO DE 2010 ESTÁ CONCLUINDO O ANO LETIVO DE 2009. POR ISSO, A PARALISAÇÃO DAS AULAS DO SOME IMPLICA NÃO SOMENTE AS AÇÕES DE 2010 MAS, SOBRETUDO, INVIABILIZAR DEFINITIVAMENTE, A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009.
A APSOME-PARÁ RECONHECE A LEGITMIDADE DO SINDICATO, PORÉM, CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES ORA VIVENVCIADAS PELAS COMUNIDADES ATENDIDAS PELO SOME E A MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DE GARANTIR A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009 E A REESTRUTUTAÇÃO DO SOME NO ANO DE 2010, DECIDE PELA NÃO PARALISAÇÃO!
(Santa arrogância, como uma associação que não e legitimada pela maioria da categoria pode decidir assim? A apsome mente quando diz que reconhece o SINTEPP, já que o segundo informações de um membro de uma associação de concursados, foi procurado para que ajudasse numa mobilização para enfraquecer nosso sindicato-SINTEPP. Enquanto coordenador de Educação no Campo, nunca fui convidado a discutir o SOME por esses senhores. Neste momento vejo que os mesmos perderam a noção ou talvez não saibam o que é SINTEPP.)
ENTENDEMOS QUE A DECISÃO DE PARALIZAÇÃO É DA CATEGORIA, SEU DESEJO É SOBERANO.
(Contradição)
SALIENTAMOS AQUI, QUE SEMPRE NAS MOBILIZAÇÕES DO SINTEPP OS REPRESENTANTES DA APSOME-PA ESTIVERAM PRESENTES, E ESTARÃO SEMPRE QUE POSSÍVEL, UNINDO-SE AO SINTEPP NA DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA.
(Mentira, esses senhores tentaram tomar o lugar do SINTEPP nas negociações sindicais com Seduc, inclusive querendo se passar como GT oficial do SOME, que pra quem não sabe é composto por membros da SEDUC e 3 membros do SINTEPP (COSMO CABRAL, EU, E MATEUS). 


ENTÃO PROFESSORES, CONTINUEM SEUS TRABALHOS, POIS A NOSSA LUTA SERÁ EM SALA DE AULA E NAS COMUNIDADES EM QUE TRABALHAMOS, SEMPRE DENUNCIANDO, ESCLARECENDO E PROTESTANDO CONTRA TODAS AS AGRURAS COMETIDAS CONTRA OS PROFESSORES E ALUNOS DESTE ESTADO DO PARÁ.
Reparem como esse senhor joga com a categoria, mandando a mesma trabalhar, subjugando os professores do SOME, tratando os mesmos como massa de manobra.)

2. UNIFICAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO
O PROCESSO DA UNIFICAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO ESTÁ EM TRÂMITE HOJE, DIA 03 DE MAIO DE 2010 DEU ENTRADA NA COORDENAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS, PARA LEVANTAMENTO DE IMPACTO DE FOLHA, APÓS SAÍDA DO CRF, DEVERÁ SER ENCAMINHADA PARA ASSESSORIA JURIDICA QUE DEVERÁ SER ENCAMINHADA AO SETOR COMPETENTE. INFELIZMENTE OS PROCESSOS SÃO DEMORADOS PELA FAMOSA BUROCRACIA ESTATAL, O QUE BENEFICIA SEMPRE ÀS AUTARQUIAS E NÃO AO SERVIDOR PÚBLICO QUE SEMPRE É LESADO, A VELHA DITADURA DO CAPITALISMO E ESTRUTURAS JURÍDICAS QUE FAVORECEM À ELITE.
(Isso foi uma vitória da categoria e não de um grupinho, a luta é bem antiga e temos que lembrar pessoas que não estão mais no SOME e na SEDUC, mais contribuiram no debate (Cândido, Luis Carlos, Mario Cardoso, Bira Rodrigues..............).

PORTANTO PROFESSORES, INFELIZMENTE TEMOS QUE AGUARDAR OS TRÂMITES LEGAIS.
3. AGENDA APSOME

DIA 21 DE MAIO DE 2010 HAVERÁ ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA, PARA DELIBERAMOS SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS E COLOCARMOS TODOS OS TRÂMITES EM ANDAMENTOS, E CONVERSAMOS SOBRE GRANDES PROBLEMAS QUE O SOME VÊM SOFRENDO. SOLICITAREMOS PRESENÇA DE SETORES DA SEDUC E AUTORIDADES POLÍTICAS PARA FALAREM SOBRE PROPOSTAS PARA O SOME, ALÉM DE DISCUTIR EDUCAÇÃO NO CAMPO. NÃO FALTEM! ( Ouviram a palavra SINTEPP?, agora os mesmos querem discutir EDUCAÇÃO NO CAMPO, mais quando eu levanto essa discussão pelo SINTEPP, dizem que quero acabar com o SOME? Não é verdade senhores?)


A todos que me conhecem, estou pagando cara por essa luta e peço o apoio daqueles que acreditam numa luta digna, infelizmente muitos estão blindados, e eu não,  fica mais dificil ainda.
Amanhã o SINTEPP estará lançando uma nota de repúdio contra essa associação que explicitamente vem desmobilizar a nossa categoria.
Se me perguntarem se sou contra a greve? Sou contra, mais respeito a minha categoria e nunca pediria pra meus companheiros seguirem a minha opinião, pois isso não é atitude de sindicalista.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ProUni- É PRECISO SERIEDADE!

Com carro, piscina e bolsa integral do ProUni Jovens de bairros nobres de Maringá estudavam de graça em faculdade onde têm parentes
Três jovens moradoras de bairros nobres de Maringá, norte do Paraná, estavam entre os beneficiários da bolsa integral do ProUni, programa federal para universitários carentes.
Segundo reportagem exibida pelo "Fantástico" ontem, as três — Belisa Stival, Camila Colombari Medeiros e Milena Lacerda Colombari — são alunas do quarto ano de medicina da faculdade particular Uningá e, desde 2008, estudam de graça lá, deixando de pagar, juntas, quase R$ 300 mil em mensalidade.
As jovens moram em casas com carros na garagem, um deles de R$ 55 mil, e têm parentes na faculdade. Belisa é filha de Ney Stival, diretor de ensino da Uningá. Camila é filha de Vânea Colombari, coordenadora de cursos profissionalizantes. Milena é sobrinha de Vânea.
Procurada, Milena — cuja casa tem piscina — disse que "este ano até a gente passou por dificuldades. Nem viagem para a praia a gente não foi". Para obter a bolsa integral do ProUni, o principal requisito é comprovar que a renda mensal familiar, por pessoa, não passa de um salário mínimo e meio (R$ 765).
Ricardo Benedito de Oliveira, diretor geral da faculdade, afirmou que havia bolsas sobrando. Segundo o "Fantástico", o Ministério da Educação informou que as bolsas foram canceladas, e que as jovens devem responder judicialmente pelos atos. (O GLOBO)

Agora quem dá bola é o Santos!



Em um jogo emocionante do começo ao fim o Santos se sagrou ontem campeão paulista de 2010, terminando o jogo com apenas oito jogadores já que três atletas foram expulsos. A partida foi ainda mais valorizada pelo futebol aguerrido mostrado pela equipe do Santo André.
O destaque individual do jogo foi o nosso paraense Paulo Ganso que com apenas  21 anos mostrou toda  maturidade de um verdadeiro craque.