Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológico provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".
Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.
No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam.
Dizem os manuais que o demagogo, na sua expressão grega primitiva, era apenas o chefe ou condutor do povo, sem qualquer sentido pejorativo, e, como tal, se qualificavam Sólon ou Demóstenes, intimamente ligados à defesa da democracia. Contudo, a expressão sofreu uma evolução semântica, deixando de ser uma arte neutral, principalmente depois da morte de Péricles, em 429 a.C., quando surgiram novos líderes, não ligados às antigas famílias, os quais, a partir do século seguinte, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a actual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Ou, para seguir as palavras de Bertrand de Jouvenel: a arte de conduzir habilmente as pessoas ao objectivo desejado, utilizando os seus conceitos de bem, mesmo quando lhes são contrários.
Aliás, já em Platão (Politeia, livro V) o nome serviu para designar aquele que chama boa às coisas que lhe agradam e más às coisas que ele detesta. Do mesmo modo, em Aristóteles (Política, livro V), onde se acentuou que o demagogo utilizava a lisonja e os artifícios oratórios. Já no século XIX, Lincoln chegou mesmo a assinalar que: "Pode-se enganar algumas pessoas todo o tempo; Pode-se enganar todas as pessoas algum tempo; Mas não se pode enganar todas as pessoas o tempo todo!
http://pt.wikipedia.org/wiki/Demagogia
sábado, 13 de agosto de 2011
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Professores do SOME-Moju de parabéns!
O blog parabeniza os professores do Some Moju pela maciça presença no ato do dia 10 (quarta feira) na Seduc. O municipio do Moju conta com 45 professores no Some e exatamente 40 (90%) compareceram ao ato de reivindicação na Seduc, o que mostra o compromisso destes valorosos professores na luta por uma Educação de qualidade.
ATO DO SOME REALIZADO NA SEDUC EM 10/08/2011
Ontem foi realizado um poderoso ato dos professores do
Some na Seduc, contando também com a participação de representantes de
comunidades, donos de casa e alunos deste projeto que se encontra em péssimas condições e que garante há mais de 30 anos a
esperança de uma vida melhor para as comunidades mais longínquas, onde a
presença do estado é precária.
O Ato mostrou a
indignação de professores, comunidades, e donos de casa alugadas para o SOME,
já que o sucateamento do projeto é latente e vem se arrastando há quase 10
anos.
Na oportunidade o Sintepp apresentou uma pauta de
reivindicações da categoria que foi discutida com o Secretário de Educação em
exercício Valdecir Costa, Altimar Alves-Aspol, José Roberto Silva-Diretor de
Ensino Médio e Assessoria Jurídica.
A categoria juntamente com o Sintepp foi recebida no
auditório da Seduc onde fizeram indagações ao governo cobrando providências quanto
aos seguintes pontos:
1.
Pagamento
dos alugueis das casas cedidas aos professores do sistema.
Resposta do Governo: Na manhã desta
quinta seria feita uma reunião com os donos de casas em Abaetetuba, para que as
casas passassem a ser pagas pela prefeitura e que os retroativos dos aluguéis
em atraso serão objeto de discussão posterior, já que segundo o governo existem
alguns impedimentos jurídicos.
2.
Pagamento
da gratificação de julho, garantida no Art. 30 do PCCR, e que já foi paga em
outros governos;
R: O governo manteve seu
posicionamento dizendo que o impedimento para o não pagamento da gratificação
Some se deve ao fato de o PCCR ainda não ter sido implantado, argumentado a
validade do decreto de 2003 que impede o pagamento desta gratificação nas férias
e décimo terceiro.
3. Transporte Escolar com qualidade. O péssimo serviço coloca em risco a vida de professores e alunos;
3. Transporte Escolar com qualidade. O péssimo serviço coloca em risco a vida de professores e alunos;
R: O governo se comprometeu em
melhorar. No entanto não informou como e quando.
4. Melhores condições de trabalho. As péssimas condições físicas onde se ministram as aulas na sua maioria são realizadas em barracões insalubres;
4. Melhores condições de trabalho. As péssimas condições físicas onde se ministram as aulas na sua maioria são realizadas em barracões insalubres;
R: Reconheceu a problemática mais não
apresentou soluções, inclusive no uso da palavra o diretor de ensino médio e
Educação profissional José Roberto Silva falou que existe uma prostituição da
Educação no campo, pois não entende como os professores do Some se sujeitam ás
péssimas condições de trabalho oferecidas pelo governo.
5. Nomeação imediata de concursados para o projeto;
R: Segundo Seduc faltam poucos
concursados a serem nomeados e não consideram o cadastro de reserva como
obrigação de nomeação.
6. Esclarecimento sobre a Educação a
Distância no SOME
R: O diretor de Ensino Médio não
negou o interesse futuro em usar a Educação a Distância no Some, porém disse
que não existe projeto pronto.
A SEDUC se comprometeu em enviar por
escrito à resposta da pauta solicitada.
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