sábado, 9 de abril de 2011

Sintepp: Nota de solidariedade às vítimas do atirador do Rio de Janeiro

A tragédia ocorrida quinta-feira no interior da E. M. “Tasso da Silveira”, no Rio de Janeiro, que vitimou 12 inocentes crianças e adolescentes, tomou-nos a todos de perplexidade frente a tal acontecimento, até então sem registro na história do país.
Mais do que tentar desvendar os mistérios da consciência de um psicopata, cabe a todos nós, neste momento, refletir-mos sobre as condições de funcionamento da escola pública em nosso país, que colocam a todos nós, comunidade escolar, reféns da insegurança e da violência.
O SINTEPP, pela presente, se solidariza com as famílias em luto, com o corpo de alunos e com todos os servidores da escola, lamenta a perda de vidas no limiar da adolescência, mas não se furta ao direito de cobrar das autoridades mais verbas para a educação e para a segurança pública e denunciar a onda de violência crescente que intimida nossos espaços escolares. É lamentável que fatos como o ocorrido continuem a vitimar inocentes no Brasil.
Finalmente, este fato não deve jamais ser tratado como algo isolado pelas autoridades e para que o lamento dos brasileiros seja conseqüente, cobramos providências objetivas no curto prazo, para que não voltemos a chorar e velar nossas crianças.
O SINTEPP está vigilante e disposto a colaborar com o debate.

MILTON SANTOS (1926 / 2001 )


Prof. Dr. Milton Santos (Milton de Almeida Santos ou Milton Almeida dos Santos), nasceu em Brotas de Macaúbas, no interior da Bahia, no dia 03 de Maio de 1926. Geógrafo e livre pensador brasileiro, homem amoroso, afável, fino, discreto e combativo, dizia que a maior coragem, nos dias atuais, é pensar, coragem que sempre teve. Doutor honoris causa em vários países, ganhador do prêmio Vautrin Lud, em 1994 ( o prêmio Nobel da geografia), professor em diversos países (em função do exílio político causado pela ditadura de 1964), autor de cerca de 40 livros e membro da Comissão Justiça e Paz de São Paulo, entre outros.
O Prof. Milton Santos formou-se em Direito no ano de 1948, pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), foi professor em Ilhéus e Salvador, autor de livros, que surpreenderam os geógrafos brasileiros e de todo o mundo, pela originalidade e audácia: "O Povoamento da Bahia" (48), "O Futuro da Geografia" (53), "Zona do Cacau" (55) entre muitos outros. Em 1958, já voltava da Universidade de Estrasburgo, da França, com o doutorado em Geografia, trabalhou no jornal "A Tarde" e na CPE (Comissão de Planejamento Econômico-BA), precursora da Sudene, foi preso em 1964 e exilado. Passou o período entre 1964 a 1977 ensinando na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela, Tânzania; escrevendo e lutando por suas idéias. Foi o único brasileiro e receber um "prêmio Nobel", o Vautrin Lud, que é como um Nobel de Geografia. Outras de suas magistrais obras são: "Por Uma Outra Globalização" e "Território e Sociedade no Século XXI" (editora Record) .
Milton Santos, este grande brasileiro, morreu em São Paulo-SP, no dia 24 de Junho de 2001, aos 75 anos, vítima de câncer.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sintepp debate com Seduc: pauta Social

Na quinta-feira,o7 de abril , os dirigentes do Sintepp : Alberto Andrade, Mauro Borges, Braulio Uchôa, Conceição Holanda, Williams Silva, Cosmo Cabral, Maurílo Estumano estiveram com a Seduc para discutir a pauta social.
Lotação de professores, licença aprimoramento e eleição direta para diretores de escola. Estes foram os três itens da pauta social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) discutidos na reunião com o secretário de estado de educação, professor Nilson Pinto e demais representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O secretário adjunto de gestão, Waldecir Costa, disse que a Seduc está estabelecendo critérios para a lotação de professores nos espaços pedagógicos. “Queremos garantir um professor por espaço, que deverá disponibilizar 150 horas, caso seja no turno da manhã ou da tarde, e 125 horas se for no turno da noite. O restante da carga horária poderá ser complementado na sala de aula”, ressaltou. Ele adiantou, que este professor deverá apresentar o projeto pedagógico que desenvolverá neste espaço, para ser avaliado junto a Secretaria Adjunta de Ensino (Saen) da Seduc.
O secretário de Gestão informou ainda que professores AD1 e AD2 que não estão em sala (desde de que não sejam readaptados) podem ser removidos para as turmas e Educação geral.
No que diz respeito aos concursados a coordenadora afirmou que os que  serão chamados irão substituir temporários, a expansão da demanda 2011 e carga horária extrapolada.
Em relação a carga horária dos professores lotados nas escolas do centro da cidade, Waldecir Costa garantiu ao Sintepp que a intenção é manter as 200 horas aula de trabalho. “Os professores que tiveram suas turmas reduzidas, poderão complementar suas horas de trabalho em outras outras unidades de ensino”, destacou. Ele acrescentou, ainda, que uma portaria será publicada nos próximos dias para complementar a Portaria 219 e estabelecerá critérios para a gestão de lotação dos professores do Sistema Modular de Ensino (Some) e Funcap. 
A Seduc afirmou  que foi ,publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 07, benefício do auxílio formação no valor de R$ 1.200para os professores que se encontram de licença aprimoramento, nos cursos do Plano Articulado de Formação Docente do Pará (Parfor), residentes no interior do Estado e que precisam se deslocar para outra cidade. Terão direito ao auxílio, professores residentes fora da Região Metropolitana de Belém (RMB), cujo tempo de deslocamento para o pólo de estudo seja superior a uma hora, em transporte regular e frequente.
O sindicalista Alberto Andrade ressaltou que algumas localidades da RMB deveriam ter acesso ao benefício do auxílio formação, por estarem distante a mais de uma hora.
Quanto a Gestão democrática Nilson Pinto disse que há a necessidade da elaboração de uma regulamentação para o processo de eleições diretas nas escolas. De acordo com ele, a eleição de um diretor deverá ser baseada no mérito e no reconhecimento da comunidade escolar. “ O nosso compromisso é com a boa gestão. O que garantirá o mandato do diretor será a qualidade do trabalho que ele desempenhará enquanto gestor”, frisou.
É bom lembrarmos que a assembléia do dia 15 de abril é o ponto chave para a campanha salarial e PCCR.

SOME : Condição desumana

Estou trabalhando em uma localidade próxima ao rio Doce nas ilhas de Abaetetuba. Na quarta feira juntamente com o professor Cesar Pantoja de Geografia, fizemos uma visita aos professores desta localidade.
Vimos cenas fortes ao chegar a casa que abriga os professores do Some no rio Doce. A situação que os professores se submetem é caótica : a casa não oferece nenhuma condição de higiene e segurança aos mesmos.
Esta semana o Sintepp fará uma denuncia formal sobre está e outras casas que não oferecem condições de moradia.
Esperamos as denuncias que podem ser feitas no blog ou pelo email : paraensexibe@hotmail.com