terça-feira, 4 de maio de 2010

SOME

Não posso deixar de comentar: Leiam e reflitam este comentário postado no blog da APSOME:


"ULTIMAMENTE O PROVEDOR UOL ESTEVE COM PROBLEMAS, POR ISSO, NÃO CONSEGUÍAMOS ATUALIZAR O BLOG, ATÉ QUE ENFIM HOJE CONSEGUIMOS VOLTAR À NORMALIDADE. ENTÃO VAMOS ÀS NOTICIAS RECENTES E POSIÇÕES DA CATEGORIA QUE PORVENTURA É DA APSOME.
1. GREVE

NO DIA 07 DE MAIO O SINDICATO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ (SINTEPP) SINALIZA O DESEJO DE GREVE DOS PROFESSORES NO ESTADO, CONTUDO, A APSOME VEM SENDO COBRADA DA CATEGORIA A NÃO INTERRUPÇÃO DO ANO LETIVO DO SOME, HAJA VISTO QUE, DEVIDO A PROBLEMAS DE DISTRATO DOS PROFESSORES O SOME VÊM PASSANDO POR UM PROCESSO DE ALIJAMENTO, OCASIONANDO CONSEQUÊNCIAS DANOSAS AOS ALUNOS E PROFESSORES.
A EXEMPLO DO ENSINO REGULAR, ONDE A FALTA DE PROFESSORES E A PARALISAÇÃO DAS AULAS EM 2009 PROVOCOU A REDUÇÃO DE TURMAS E CARGA HORÁRIA PARA MUITOS DOCENTES NESTE ANO DE 2010. NO SOME, CONSIDERANDO QUE UM MÓDULO (50 DIAS) CORRESPONDE A UM ANO LETIVO DA DISCIPLINA OFERTADA, DEVIDO A FALTA DE PROFESSORES TIVEMOS UM SIGNIFICATIVO ÍNDICE DE DESISTÊNCIA, REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA OFERTA, O QUE OCASIONOU A REPOPSIÇÃO DAS DISCIPĹINAS NÃO OFERTADAS AINDA NO PRIMEIRO QUADRIMESTRES DE 2010 PARA GARANTIR O DIREITO DOS ALUNOS A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009.
DIFERENTE DO ENSINO REGULAR QUE, APESAR DO INÍCIO TARDIO DO CORRENTE ANO LETIVO, O ENSINO MODULAR, PARALELO AO ANO LETIVO DE 2010 ESTÁ CONCLUINDO O ANO LETIVO DE 2009. POR ISSO, A PARALISAÇÃO DAS AULAS DO SOME IMPLICA NÃO SOMENTE AS AÇÕES DE 2010 MAS, SOBRETUDO, INVIABILIZAR DEFINITIVAMENTE, A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009.
A APSOME-PARÁ RECONHECE A LEGITMIDADE DO SINDICATO, PORÉM, CONSIDERANDO AS ESPECIFICIDADES ORA VIVENVCIADAS PELAS COMUNIDADES ATENDIDAS PELO SOME E A MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES DE GARANTIR A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2009 E A REESTRUTUTAÇÃO DO SOME NO ANO DE 2010, DECIDE PELA NÃO PARALISAÇÃO!
(Santa arrogância, como uma associação que não e legitimada pela maioria da categoria pode decidir assim? A apsome mente quando diz que reconhece o SINTEPP, já que o segundo informações de um membro de uma associação de concursados, foi procurado para que ajudasse numa mobilização para enfraquecer nosso sindicato-SINTEPP. Enquanto coordenador de Educação no Campo, nunca fui convidado a discutir o SOME por esses senhores. Neste momento vejo que os mesmos perderam a noção ou talvez não saibam o que é SINTEPP.)
ENTENDEMOS QUE A DECISÃO DE PARALIZAÇÃO É DA CATEGORIA, SEU DESEJO É SOBERANO.
(Contradição)
SALIENTAMOS AQUI, QUE SEMPRE NAS MOBILIZAÇÕES DO SINTEPP OS REPRESENTANTES DA APSOME-PA ESTIVERAM PRESENTES, E ESTARÃO SEMPRE QUE POSSÍVEL, UNINDO-SE AO SINTEPP NA DEFESA DOS INTERESSES DA CATEGORIA.
(Mentira, esses senhores tentaram tomar o lugar do SINTEPP nas negociações sindicais com Seduc, inclusive querendo se passar como GT oficial do SOME, que pra quem não sabe é composto por membros da SEDUC e 3 membros do SINTEPP (COSMO CABRAL, EU, E MATEUS). 


ENTÃO PROFESSORES, CONTINUEM SEUS TRABALHOS, POIS A NOSSA LUTA SERÁ EM SALA DE AULA E NAS COMUNIDADES EM QUE TRABALHAMOS, SEMPRE DENUNCIANDO, ESCLARECENDO E PROTESTANDO CONTRA TODAS AS AGRURAS COMETIDAS CONTRA OS PROFESSORES E ALUNOS DESTE ESTADO DO PARÁ.
Reparem como esse senhor joga com a categoria, mandando a mesma trabalhar, subjugando os professores do SOME, tratando os mesmos como massa de manobra.)

2. UNIFICAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO
O PROCESSO DA UNIFICAÇÃO DA GRATIFICAÇÃO ESTÁ EM TRÂMITE HOJE, DIA 03 DE MAIO DE 2010 DEU ENTRADA NA COORDENAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS, PARA LEVANTAMENTO DE IMPACTO DE FOLHA, APÓS SAÍDA DO CRF, DEVERÁ SER ENCAMINHADA PARA ASSESSORIA JURIDICA QUE DEVERÁ SER ENCAMINHADA AO SETOR COMPETENTE. INFELIZMENTE OS PROCESSOS SÃO DEMORADOS PELA FAMOSA BUROCRACIA ESTATAL, O QUE BENEFICIA SEMPRE ÀS AUTARQUIAS E NÃO AO SERVIDOR PÚBLICO QUE SEMPRE É LESADO, A VELHA DITADURA DO CAPITALISMO E ESTRUTURAS JURÍDICAS QUE FAVORECEM À ELITE.
(Isso foi uma vitória da categoria e não de um grupinho, a luta é bem antiga e temos que lembrar pessoas que não estão mais no SOME e na SEDUC, mais contribuiram no debate (Cândido, Luis Carlos, Mario Cardoso, Bira Rodrigues..............).

PORTANTO PROFESSORES, INFELIZMENTE TEMOS QUE AGUARDAR OS TRÂMITES LEGAIS.
3. AGENDA APSOME

DIA 21 DE MAIO DE 2010 HAVERÁ ASSEMBLÉIA DA CATEGORIA, PARA DELIBERAMOS SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS E COLOCARMOS TODOS OS TRÂMITES EM ANDAMENTOS, E CONVERSAMOS SOBRE GRANDES PROBLEMAS QUE O SOME VÊM SOFRENDO. SOLICITAREMOS PRESENÇA DE SETORES DA SEDUC E AUTORIDADES POLÍTICAS PARA FALAREM SOBRE PROPOSTAS PARA O SOME, ALÉM DE DISCUTIR EDUCAÇÃO NO CAMPO. NÃO FALTEM! ( Ouviram a palavra SINTEPP?, agora os mesmos querem discutir EDUCAÇÃO NO CAMPO, mais quando eu levanto essa discussão pelo SINTEPP, dizem que quero acabar com o SOME? Não é verdade senhores?)


A todos que me conhecem, estou pagando cara por essa luta e peço o apoio daqueles que acreditam numa luta digna, infelizmente muitos estão blindados, e eu não,  fica mais dificil ainda.
Amanhã o SINTEPP estará lançando uma nota de repúdio contra essa associação que explicitamente vem desmobilizar a nossa categoria.
Se me perguntarem se sou contra a greve? Sou contra, mais respeito a minha categoria e nunca pediria pra meus companheiros seguirem a minha opinião, pois isso não é atitude de sindicalista.

3 comentários:

  1. Será que a categoria ainda não se tocou que quanto mais dividirem o movimento mais fraco vamos ficar? Braulio quem são os senhores de que tanto falas? eu sei, posso falar?
    Cuidado eles são vingativos.

    ResponderExcluir
  2. Esse senhor enganou a categoria, com a famosa gratificação de julho, ei Braulio mais vcs não andavam juntos?

    MÃE DO RIO

    ResponderExcluir
  3. ESSE SENHOR QUANDO ERA PROFESSOR EM ABAETETUBA BRIGAVA PELA GRATIFICAÇÃO DE JULHO, E HOJE ENQUANTO COORDENADOR GERAL DO SOME O QUE ELE TEM FEITO? QUE AMIGO QUE NADA BRAULIO. QUER CONHECER O CARATER E A PERSONALIDADE DE UMA PESSOA DA PODER A ELA.

    ResponderExcluir