sexta-feira, 26 de março de 2010

PROVÁVEL QUEDA DE SOCORRO COELHO

Mudança pode fazer vários estragos. Confira a notícia de hoje :
Pela terceira vez neste governo vai ser trocado o comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Socorro Coelho, que assumiu o cargo em agosto do ano passado, vinha balançando há cerca de um mês. Ontem, a governadora Ana Júlia Carepa informou à tendência Unidade na Luta do deputado Paulo Rocha - autor da indicação – a decisão de substituí-la.
Ana Júlia informou também a intenção de que o cargo fosse assumido pelo secretário de Governo, Edilson Rodrigues, que quase aceitou, mas voltou atrás. Ana Júlia indicou então o atual titular da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças, José Júlio. Apesar do perfil técnico, os dois são considerados integrantes da cota da Democracia Socialista, tendência de Ana Júlia e do ex-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty.
O tom de insatisfação da governadora com a secretária aumentou nos últimos dias. Os problemas iam de escolas em reformas intermináveis, alunos sem aulas a atrasos na entrega de kits escolares. Segundo uma fonte do governo, próxima a Ana Júlia, Socorro “travou tudo”. A mesma fonte disse crer que José Júlio é o mais provável novo titular da Seduc.
VAIA
Na semana passada, a governadora foi alvo de vaia no município de Breves. Um dos motivos foi a falta de aulas numa escola em reformas. Na última segunda-feira, durante solenidade em uma escola no bairro da Marambaia, em Belém, a governadora manifestou publicamente a insatisfação. Reclamou porque não houve a entrega dos kits durante a visita como era esperado. A amigos, Socorro confessou que teria se sentido humilhada. Lá mesmo pediu mais respeito a Ana Júlia. Em tom áspero disse ter assumido a Seduc “em meio ao descalabro”.
A substituição de Socorro por Edilson ou Júlio foi rechaçada pela Unidade na Luta e reabriu a crise interna no PT. Ontem à noite, integrantes da tendência de Paulo Rocha se reuniram no escritório dele para avaliar a possível queda da secretária e a indicação de outro nome. O imbróglio está justamente nesse ponto. A tendência do deputado não abre mão de indicar o novo secretário. Até a noite de ontem, o mais provável indicado de Rocha era o secretário-adjunto, Alberto Leão.
Rocha confirmou ao DIÁRIO que fora chamado por Ana Júlia para reunião ainda ontem para discutir o assunto. Coelho, que estava em Santarém, foi chamada às pressas. Perdeu o voo da tarde e só desembarcou em Belém após as 21h. Até o fechamento desta edição, não havia confirmação sobre o encontro com Ana Júlia, que participou da cerimônia de posse do novo arcebispo e em seguida anunciou, via twitter, que iria descansar já que viajaria hoje para Altamira.
O chefe da Casa Civil, Everaldo Martins, não confirmou a substituição. Disse, contudo, que até o final deste mês, a governadora poderá fazer “ajustes” na equipe de governo. “Mas não é nada dirigido à Seduc”, afirmou, negando as insatisfações com a secretária.
Diario do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário